segunda-feira, 25 de maio de 2009

PLUGADO - 19/05/2009 em O Diário de Mogi

Talento Nota 10: Pedro Caraça
_O que o desenho significa para você?
Significa minha vida, minha maneira de pensar, de me expressar. Tenho a honra de trabalhar com o oficio mais antigo do mundo.

_Conte a sua trajetória profissional nas Artes.
Meu pai foi o grande modelo nessa minha escolha. Aos 19 anos ingressei na EACV (Escola de Arte e Comunicação Visual), onde desenvolvi meu talento com ilustração pegando gosto pelo editorial, quadrinhos e caricaturas. Com este último tema já participei de vários salões internacionais e no festival internacional de quadrinhos e humor de Pernambuco 2006 e 2007. Ilustrei para revistas e livros, entre eles a revista V da Volkswagen e o livro infantil “Mozart no Futuro” que atualmente roda a Europa.

_Qual curso você ministra na EACV?
Desde 2004, dou aula de Desenho e Ilustração. De aluno fui “promovido” para professor graças ao “olheiro” Adriano Mello, que na época viu em mim algum talento. O programa do curso abrange desde as formas, proporção, perspectiva, luz e sombra, vegetação, animais, figura humana etc. Tem duração prevista entre um a um ano e meio. O tempo pode variar, pois o atendimento acontece de forma individual, respeitando o ritmo de cada aluno e assim florescendo o estilo de cada artista.

Drops
ROTINA
É comum ver o acúmulo de atividades que crianças, adolescentes e até adultos muitas vezes se comprometem. Aula disso, curso daquilo, atividade esportiva ou artística, e no caso dos adultos, a própria profissão. Não é tão fácil quanto parece se dividir entre tantas modalidades no dia-a-dia. É preciso ter dedicação triplicada na maioria das vezes.

Atualmente, vivo um momento assim. Acumulei diversas atividades extra-curriculares, além de projetos profissionais. Além de escrever e tirar fotos para esta coluna e apresentar e produzir um programa de TV semanal, me divido entre as aulas de inglês, de canto, ensaios de uma montagem teatral e de duas bandas como vocalista.

O pior, ou melhor, de tudo isso é que estou disposto a enfrentar a dura rotina de uma academia. E agora? Incluir mais uma atividade na minha rotina, dará certo? Só tentando pra saber. A palavra, mais uma vez repito, é dedicação. E você? Conhece algum caso parecido como o meu? Com certeza sim!

LIVRO
Dia 23 acontece a Feira do Livro do Gutenberg aberta ao público das 9h às 14 horas. O colégio fica na Rua Engenheiro Eugênio Motta, nº 233, no Jardim Santista em Mogi.

PRÊMIO
Resultado de muito esforço e trabalho da Franqueadora e franqueados, a Prepara Cursos recebeu o Prêmio de Excelência em Franchising. Em Mogi, a escola comemora seis meses de sucesso entre os alunos que buscam uma profissão. Para saber quais são os cursos oferecidos pela Prepara, basta ligar no 4728-1039.

NOVO ENEM
Muitas são as novidades envolvendo o Novo Enem. Há semanas que a coluna tem falado destas mudanças. Vinte e seis Universidades federais já o aderiram no Vestibular 2010. Faltam 22 se pronunciarem ao Ministério da Educação (MEC). Em tempo: as provas não pedem decoreba de fórmulas e não terá pegadinhas.

MAPA CULTURAL
Semana passada, estive na abertura do Mapa Cultural Paulista, desenvolvido pelo Governo do Estado com o apoio da Prefeitura de Mogi. Uma iniciativa que fomenta a produção cultural nos municípios paulistas através de apresentações de dança, artes visuais, teatro e música.

Os artistas selecionados na etapa municipal seguirão para a seletiva regional que irá definir quem irá participar das apresentações estaduais. As inscrições vão até o dia 29 e poderão ser feitas na sede do Ciarte na Rua Ricardo Vilela, 69, no Centro de Mogi.

ENEM
O Exame Nacional do Ensino Médio passará a ser obrigatório a todos os alunos do Ensino Médio público a partir de 2010.

ARRAIÁ, SÔ!
Colégios da Cidade já marcaram na agenda a data das suas respectivas Festas Junina. Confira algumas delas:
Dia 6 – Gutenberg, Placidina (também no dia 7), Raízes COC
Dia 19 – Mello Dante
Dia 20 – Náutico
Dia 27 – Estrutural e Brasílis

ARTISTAA 2ª edição do ano do projeto Artista na Escola do Colégio Brasílis será dia 26. O artista plástico Marco Namura estará na unidade 2, na Rua José Colela, nº 211 no Alto do Ipiranga, a partir das 11 horas.

Um comentário:

Tânia Maria Rodrigues-Peters disse...

Olá, Felipe! Casualmente vi meu nome citado no seu blog e gostaria de te dizer que se precisar de alguma informacao mais sobre mim ou sobre Asutria, terei prazer em te ajudar.
Um forze abraco,
Tania Maria Rodrigues-Peters
tania.maria@rodrigues-peters.com
Autora de Mozart no futuro
Mozart in der Zukunft
www.rodrigues-peters.com